Páginas

terça-feira, 14 de junho de 2011

MP DENUNCIA JOAQUIM RORIZ POR FORMAÇÃO DE QUADRILHA

O Ministério Público do Distrito Federal apresentou denúncia contra o ex-governador Joaquim Roriz e ex-diretores do Banco Regional de Brasília (BRB) por formação de quadrilha. A conclusão dos promotores é de que a direção do BRB nomeada por Roriz em 1999 operava um esquema de desvio de recursos públicos por meio de contratos fraudulentos, sem licitação, com entidades privadas.

Os promotores responsáveis pelo caso acreditam que o esquema era comandado pelo próprio Roriz e por Tarcísio Franklim de Moura, presidente do banco na ocasião. Ao todo, 22 pessoas foram denunciadas -- entre elas, alguns empresários.

A denúncia também leva em conta o episódio que levou Roriz a renunciar ao mandato de senador, em 2007. À época, ele foi flagrado em uma conversa telefônica negociando a divisão de 2, 2 milhões de reais. O valor fora descontado no Banco Regional de Brasília, mas o cheque em questão era do Banco do Brasil. Roriz alegou que o dinheiro viera da venda de uma bezerra.
Outro episódio citado mostra que o BRB facilitou a concessão de empréstimos a uma construtora que, em troca, cedeu apartamentos para familiares de Roriz.
A assessoria do ex-governador alega que as acusações são antigas e que nunca ficou comprovado o envolvimento delee no caso.Fonte:Veja On-line