Páginas

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Professores de São Gonçalo aprovam utilização de portal educativo nas escolas

Melhorar a qualidade da educação é um dos principais desafios enfrentados pela sociedade brasileira atualmente. Nesse cenário, a incorporação de novas tecnologias educacionais constitui um processo fundamental para que sejam obtidos resultados satisfatórios. Na busca por essa modernização do ensino, desde o ano de 2013, o município de São Gonçalo do Amarante, situado no Rio Grande do Norte, oferece a seus alunos e professores as soluções tecnológico-educacionais oferecidas pelo Portal Clickideia. 
Atualmente, a parceria entre o município de São Gonçalo do Amarante e o Clickideia abrange 37 escolas e conta com mais de 13 mil usuários, número bastante expressivo, já que a população do município é de pouco mais de 95 mil pessoas. Para avaliar a qualidade desse projeto, no último mês de setembro foi promovida uma pesquisa de satisfação junto aos professores que utilizam o Portal. 
O tema da satisfação tem grande relevância no contexto da educação. Alunos satisfeitos apresentam motivação elevada, repercutindo no aprendizado e nos níveis de aprovação e retenção. Ou seja, alunos satisfeitos aprendem mais e apresentam melhor desempenho escolar. Da perspectiva institucional, dados sobre a satisfação constituem uma ferramenta valiosa para a gestão, pois permitem identificar os pontos fortes da instituição, bem como aqueles que demandam um esforço por melhorias.

Métodos da Pesquisa:
A avaliação da satisfação dos professores de São Gonçalo do Amarante, em relação ao Portal Educacional Clickideia, ocorreu por meio da aplicação de questionário online desenvolvido junto à Secretaria Municipal de Educação e disponível na própria página do Portal. Foram incluídas 17 das 37 escolas que atualmente utilizam o Clickideia, uma amostra representativa de quase 46% do universo avaliado. A pesquisa foi respondida por 74 professores, com atuação em todas as disciplinas do nível fundamental. A participação era voluntária e anônima. Foram avaliados aspectos como a confiabilidade dos conteúdos e a funcionalidade dos recursos disponíveis.
Resultado da Pesquisa:
A confiabilidade dos conteúdos foi um dos itens avaliados e obteve 63% de aprovação plena pelos professores e quase um terço (30%) dos participantes julgou que essa adequação é parcial. A adequação pedagógica desses mesmos conteúdos foi outro ponto da pesquisa e obteve 90% de aprovação da amostra, ao passo que os outros 10% dos professores disseram não ter realizado utilização suficiente para realizar tal aprovação. Para 70% dos participantes da pesquisa o portal auxilia no aprendizado escolar dos estudantes de forma eficiente.
Com informações Clickideia