Academia Norte-riogran-dense de Letras (ANL) e o Conselho Estadual de Cultura (CEC) apoiam a proposta em tramitação na Câmara dos Deputados para denominar como "Ministro Aluízio Alves" o aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Para o presidente da ANL, Diógenes da Cunha Lima, a denominação do novo aeroporto será uma "justa homenagem ao homem que teve grandes sonhos e os concretizou no Rio Grande do Norte".
Júnior SantosAeroporto de São Gonçalo do Amarante está com a construção da pista praticamente concluída
Há cerca de um mês, os membros da Academia e do CEC se reuniram conjuntamente para discutir o assunto. Segundo Diógenes, houve consenso na escolha do nome de Aluízio Alves. No entanto, o presidente da ANL disse que "particularmente, preferia que o nome do aeroporto fosse 'Acadêmico Aluízio Alves', mas avalio que a decisão foi sábia. A atuação como ministro tem um peso maior. Estamos falando da nomenclatura de um aeroporto internacional e, como ministro, a biografia de Aluízio é riquíssima".
Aluízio Alves integrava a ANL onde ocupou a cadeira de número 17, cujo patrono era Antônio Basílio Ribeiro Dantas, intelectual que também foi governador do Estado.
O jornalista e membro da ANL, Ticiano Duarte, reconhece que é justa a homenagem ao ex-ministro Aluízio Alves. Para o escritor, a história do Rio Grande do Norte pode ser dividida entre antes e depois do político. "Existe um Rio Grande do Norte antes e um Rio Grande do Norte depois de Aluízio Alves. Aluízio sempre sonhou e lutou, a vida inteira, pelo desenvolvimento do povo potiguar. Ele foi grande e trouxe várias obras de infraestrutura e indústrias, mesmo fora do governo, para cá. A denominação do aeroporto de São Gonçalo é mais do que justa, é um reconhecimento a essa personalidade tão importante", afirmou.
Para o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) e também membro da ANL, Valério Mesquita, a proposta apresentada na Câmara dos Deputados deve ser aprovada, pois, para ele, "é uma forma de reconhecer o trabalho desbravador de Aluízio Alves". "Acho justa e necessária essa aprovação", completou.
"Aluízio Alves representa uma fronteira na história do desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Norte", resumiu o jornalista, escritor e membro da ANL, Vicente Serejo. Segundo ele, a população de São Gonçalo do Amarante já demonstrou que é a favor da ideia, além disso, a proposta é "uma homenagem incontestável. Já temos o nome de Augusto Severo no aeroporto de Parnamirim e agora teremos o nome de Aluízio Alves nesse novo aeroporto internacional".
A ANL e o CEC sempre são consultados quando o Governo do Estado nomeia novos equipamentos públicos. Foi assim, por exemplo, com a ponte Newton Navarro. "Sugerimos nomes de personalidades que têm importância na história do Estado", explicou Diógenes da Cunha Lima.